18 de Outubro - Dia do Médico

18 DE OUTUBRO - DIA DO MÉDICO 


(Mas, se você preferir pode chamar de Dia da Tranquilidade, ou Dia da Amizade, ou Dia da Atenção, ou Dia da Responsabilidade, ou Dia do Profissionalismo, ou Dia da Dedicação, ou se quiser Dia da Vida!)

Neste 18 de outubro, comemora-se o Dia do Médico, em referência ao dia consagrado pela Igreja Católica a São Lucas, padroeiro da medicina. O santo, que foi um dos quatro evangelistas, escreveu o “3º Evangelho”  do Novo Testamento da Bíblia. 

Era médico, pintor, músico e historiador. São Lucas nasceu na Antióqua (atual Turquia), no início do século I. 
Bondoso, abnegado, peregrinou por muitos lugares curando as pessoas e desafiando instituições políticas. Não conheceu Jesus, mas escreveu o Evangelho, transmitindo suas palavras. Morreu aos 80 anos e seus restos mortais estão na Basílica de Santa Justina, em Pádua, na Itália. 

São Lucas é o santo dos médicos. Seu nome, como patrono da classe, deve-se às suas ações que, naquela época, aliviaram o sofrimento de muitos doentes. Desse modo, adotou-se o dia do santo médico para homenagear todos aqueles que, com a mesma tenacidade e dedicação como São Lucas, salvam vidas, curam doenças e atenuam os males da saúde.

A Medicina é um desafio diário que escolhi com o coração, e tenho muito orgulho e alegria por esta escolha. E exerço minha profissão com ética, amor e dedicação aos pacientes e na cura de doenças.

E lembrando Hipócrates: "Curar quando possível. Aliviar quando necessário. Consolar sempre”. 

“ONDE HOUVER AMOR À ARTE DA MEDICINA, EXISTIRÁ TAMBÉM AMOR PELA HUMANIDADE” (HIPÓCRATES).

Comentários