FDA aprova primeiro tratamento para arterite temporal em adultos


FDA aprova primeiro tratamento para arterite temporal em adultos


São Paulo, 25 de maio de 2017 – O FDA (Food and Drug Administration), órgão regulatório dos Estados Unidos, anunciou a aprovação do medicamento tocilizumabe, comercialmente chamado de Actemra®/RoActemra®, para o tratamento de arterite temporal. Desenvolvido pela farmacêutica suíça Roche, este é o primeiro medicamento aprovado para tratar pacientes adultos com arterite de células gigantes, uma doença autoimune, considerada uma emergência médica não atendida, que afeta um número estimado de 2 a cada mil pessoas no mundo todo, principalmente adultos acima de 50 anos¹.


Conhecida como arterite temporal, a doença se caracteriza pela inflamação nos vasos sanguíneos do sistema carotídeo, particularmente as artérias cranianas. Caso não tratada adequadamente, a doença pode causar cegueira permanente em até 20% dos pacientes². “A aprovação reforça o compromisso da empresa em transformar conhecimento científico em benefícios para a sociedade e atender estes pacientes que até então não tinham um tratamento eficiente e seguro”, explica Lênio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil.  O próximo passo é trazer os estudos para a aprovação do medicamento no Brasil.

O tocilzumabe é uma molécula biológica anti-receptor de IL-6 que pode ser aplicada em formações intravenosa e subcutâneas. A aprovação baseia-se no resultado positivo do estudo fase III GiACTA³ que demonstrou que a droga combinada inicialmente com esteroides conseguiu uma remissão mais eficaz ao longo de 52 semanas.

A arterite de células gigantes é muitas vezes difícil de diagnosticar devido aos vários e amplos sintomas, como dores de cabeça, dor na mandíbula e sintomas visuais. Até então, o tratamento era limitado a doses elevadas de esteroides ou corticoides, como uma opção de emergência "eficaz" para evitar danos como perda de visão, aneurisma da aorta ou acidente vascular cerebral. Mas o uso dessas alternativas podem causar outras complicações para o paciente, entre ela osteoporose, aumento de peso, diabetes, hipertensão e até catarata.


Referências

1.       Artrite de células gigantes (Arterite temporal): causas, sintomas e tratamentos (Dr. Consulta) - https://blog.drconsulta.com/2016/12/arterite-de-celulas-gigantes-arterite-temporal-causas-sintomas-e-tratamentos/

2.       Arterite temporal (AbcMed) - http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/tabelaestados.asp?UF=BR

3.       Fase III do estudo Actemra/RoActemra - http://www.roche.com/dam/jcr:07a0ce81-2d9a-4bae-ba86-3186d5df2242/en/med-cor-2016-06-06-e.pdf

 

Comentários