OS RESULTADOS DA SUPEREXPOSIÇÃO NA WEB


Você está em um restaurante maravilhoso e pediu o prato mais suculento do cardápio. Quando ele chega, saca o smartphone, fotografa a iguaria e imediatamente compartilha nas redes sociais esperando pelas "curtidas" dos amigos.

Hoje, as redes sociais influenciam das relações amorosas, às relações entre amigos, às escolhas profissionais; das maneiras de estudar para uma prova, às formas de reivindicar direitos; da produção acadêmica à exibição artística. E, claro, principalmente, na forma de se comunicar. As mídias sociais são tão importantes, pois é o local onde você pode trocar ideias sobre os mais diferentes assuntos, paquerar, desabafar, fazer novas amizades, e fazer contatos profissionais e tudo isso nas 24 horas do dia.

E o comportamento das pessoas online é totalmente diferente do que elas costumam adotar na vida offline. As pessoas têm atitudes diferentes diante de mídias diferentes. Escrevendo, você se coloca de um jeito diferente, por exemplo, tem coragem de dizer o que não diria ao telefone.
Uma das características mais marcantes da forma de se comunicar nas redes sociais é a exaltação. Boa parte dos usuários de redes sociais costuma deixar o superego (consciência moral) de lado, especialmente quando emitem opiniões e debatem, de forma raramente ponderada, assuntos ligados a futebol, religião e política. É por isso que se costuma dizer que, em sites como Twitter e Facebook, todo embate de ideias vira um ringue de opiniões acaloradas.
O anonimato ajuda a tornar os espaços virtuais em "territórios sem lei". Mas hoje os próprios usuários das redes rejeitam quem faz algo que não esteja de acordo com os termos de uso e certas normas de convivência em geral.

Outra característica muito marcante das redes é a vontade de compartilhar tudo o tempo todo. Isso se deve à carência e ao fato de as fronteiras entre o online e o offline estarem cada vez mais dissipadas. Nesse comportamento há uma certa superexposição de nossas vidas. Ao publicar um conteúdo, o usuário espera que outras pessoas curtam, compartilhem, comentem a sua postagem.
E quanto mais coisas ele posta em redes sociais, maior é a possibilidade de que ganhe mais amigos e seguidores, aumentando seu status online. E isso é regra geral. E todo usuário espera e aposta nesta possibilidade!

Outro comportamento comum nas redes sociais é a autopropaganda. Cada usuário aprende logo a selecionar as informações que prefere transmitir ao mundo. O resultado é que as pessoas sempre parecem mais felizes, satisfeitas e bem dispostas no mundo virtual. Em vez de postarem fotos do café da manhã com pão amanhecido, preferem exibir para seus seguidores fotos da viagem que fizeram ao exterior ou do jantar no restaurante da moda.

Esse comportamento mais exacerbado ou exibicionista nada mais é do que uma "lente de aumento da vida offline".Todas as qualidades e defeitos da sociedade aparecem de forma mais nítida nas redes sociais. Uma pessoa pode até tentar escamotear seus defeitos, como alguém que se produz todo para um primeiro encontro ou uma festa, mas, mais cedo ou mais tarde, estes defeitos aparecem.

O relacionamento entre as pessoas foi mais estimulado pelo advento das redes sociais, na opinião dos especialistas. As redes sociais proporcionam uma ampliação dos contatos como jamais se viu antes. Em consequência, aumentaram os graus de liberdade e de cooperação entre pessoas que antes nem se conheciam.

A maior vantagem é o encurtamento de distâncias (com ajuda da webcam, microfone e mensagens instantâneas) entre as pessoas. Claro que, por isso, também acabam ampliando as possibilidades de paquera e namoro. 

Atualmente antes de contratar alguém para uma vaga  de trabalho, os recrutadores das empresas já verificam o perfil da pessoa na internet, tanto em redes profissionais, como o LinkedIn, quanto nas pessoais, como o Facebook e Twitter. Os contratantes querem saber se a pessoa tem uma postura condizente com o cargo a que almeja, se consegue se articular bem e de modo original, se compartilha conteúdos interessantes e os contatos em comum que possuem.

Algo que todo profissional deve ter em mente é que tudo que ele posta em redes sociais pode ser usado contra ele. Erros de português, críticas feitas a chefes e empresas em que trabalham ou trabalharam e comentários preconceituosos são atitudes que certamente atrapalharão as aspirações profissionais de uma pessoa. Portanto,cuidado! Toda liberdade tem um preço! 

E cuidado com o que diz nas Redes Sociais

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve indenização de R$ 15 mil por danos morais a uma usuária de uma rede social por conta de comentários ofensivos que recebeu de uma mulher na rede social. 

O relator da 5ª Câmara de Direito Privado Fábio Henrique Podestá afirmou em seu voto que o conteúdo das mensagens postadas foram ofensivas à honra da usuária e, sobretudo, porque foi comprovado que o conteúdo partiu do computador da mulher acusada. 

"Não há como deixar de reconhecer que o conteúdo das mensagens efetivamente foram ofensivas, notadamente em consideração à terminologia adotada, que certamente colocou em dúvida a idoneidade pessoal e profissional da ré, além de induzir a erro por meio de prática criminosa", afirmou um dos desembargadores. 

"O ambiente virtual é disponibilizado a milhões de usuários que, certamente, tiveram acesso aos comentários realizados, o que só potencializou a repercussão do dano causado", concluiu. 

O processo ocorreu na Comarca de Santos (72 km da cidade de São Paulo).

Comentários