“A OMS tem avaliado esse surto ao longo do dia e estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e severidade e com os níveis alarmantes de infectados. Portanto, avaliamos que a covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia. “
Declarou o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma conferência de imprensa.
A OMS confirmou mais de 118.000 casos de covid-19 em 114 países e 4.291 mortes.
Além da China, a maioria dos casos foi detectada na Itália, Irã e Coréia do Sul. Entre os países europeus, França, Espanha e Alemanha também registraram centenas de infectados.
Na América Latina, 34 casos confirmados são relatados no Brasil; 19 na Argentina; 17 no Chile e no Equador; 11 no Peru; nove na Costa Rica; oito no Panamá; sete no México; um na República Dominicana; um no Paraguai, além dos nove na Colômbia.
O diretor da OMS também indicou que os métodos usados por algumas nações para impedir a propagação da doença podem ser adotados em outros Estados.
“Vários países mostraram que esse vírus pode ser suprimido e controlado”, disse Ghebreyesus.
“O desafio para muitos países que agora estão lidando com grandes grupos de infectados ou com a transmissão da comunidade não é se eles podem fazer o mesmo, mas se o farão”, acrescentou.
No início desta quarta-feira (11/03/2020), a chanceler alemã Angela Merkel afirmou que, de acordo com estimativas de especialistas, “60% a 70% dos habitantes da Alemanha poderão se infectar com o coronavírus” se uma vacina e métodos de tratamento não forem desenvolvidos em breve contra o covid-19.
Comentários
Postar um comentário