Hoje (26/07) comemorou-se 64 anos da revolução cubana, que teve a liderança importante de Fidel Castro. Revolução que promoveu campanhas de alfabetização em massa e de cuidados preventivos à saúde para toda a população daquele país.
Em 26 de julho de 1953, Fidel Castro, Abel Santamaría, Raul Castro e mais 160 jovens cubanos iniciaram uma ação revolucionária, que visava a levantar seu povo em armas e derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista.
O Assalto ao Quartel de Moncada não logrou conquistar a unidade militar que pretendia e a repressão que se seguiu foi brutal, com vários dos jovens sendo executados ou assassinados sob tortura.
Todavia, os sobreviventes daquela ação, sob o comando de Fidel Catro, constituíram o núcleo dirigente do Movimento 26 de Julio, ou M-26-7, ferramenta política que organizou e dirigiu o povo cubano em sua vitória contra Batista e o imperialismo norte-americano.
No dia da Rebeldia Cubana, nossa esperança é a do despertar da Rebeldia Brasileira. E o único propósito dessa rebeldia é um só: POVO NO PODER!
Viva o 26 de Julho! Viva Fidel!
Comentários
Postar um comentário