Manifesto em Defesa da Saúde e do SUS

7 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DA SAÚDE. MANIFESTO EM DEFESA DA SAÚDE E DO SUS!

Nós, militantes da saúde que dedicamos nossas vidas nas últimas décadas ao processo de construção e implementação do Sistema Único de Saúde, a partir da visão de que a saúde é um direito social, de cidadania e, portanto, um dever do Estado, manifestamos o nosso repúdio ao desmonte do SUS, descumprindo o estabelecido na Constituição.
É UM NOVO GOLPE! Agora, sobre os avanços democráticos, na atenção universal e gratuita representados pelo SUS.

Compreendemos que a promoção, a produção da saúde e o enfrentamento dos determinantes sociais, que possam garantir vida com mais qualidade e saúde para a nossa população, são indissociáveis da garantia de direitos sociais e da democracia, conquistados com muita luta. Aqueles que usurparam o poder através de uma aliança espúria com empresários e financistas inescrupulosos, setores do judiciário e da mídia, mancomunados promovem hoje o desmonte do SUS, se tiverem êxitos, irão escrever uma história de trevas e atraso para o nosso país.
Nós, que prezamos e lutamos pela democracia, não podemos permitir este retrocesso!

Saúde, democracia e cidadania em nosso país foram conquistas estabelecidas no contexto da luta política pela redemocratização. 
O SUS sofre há muitos anos com ataques constantes dos mesmos setores da mídia que apoiaram o Golpe. Hoje políticos golpistas que se apoderaram do poder ameaçam ampliar o desfinanciamento do SUS, e propagam a implementação de planos populares de saúde! Isto é uma insensatez! E trará graves consequências à universalidade, integralidade e equidade.
Conclamamos todos os democratas a se unirem na luta pelo SUS.
Se nos calarmos diante deste ataque à saúde pública, estaremos nos calando diante da intolerância com o desigual.
Respeito à diferença é coerente com os princípios do SUS como a equidade.
SUS é um direito de todos!
Saúde não é mercadoria! 
Não ao desmonte do SUS!


Comentários