Mensagem ao povo brasileiro e ao Senado


"Minha esperança existe porque é também a esperança democrática do povo brasileiro, que me elegeu duas vezes Presidenta”, disse Dilma Rousseff na carta direcionada aos brasileiros e ao Senado Federal. Nela, a presidenta conta que na luta pela democracia se aproximou do povo brasileiro, recebendo tanto apoio como críticas. “A democracia é o único caminho para a construção de um Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social. É o único caminho para sairmos da crise.”

Concordo com a presidenta. “Precisamos fortalecer a democracia em nosso País e, para isto, será necessário que o Senado encerre o processo de impeachment em curso, reconhecendo, diante das provas irrefutáveis, que não houve crime de responsabilidade.” 

Como foi muito bem lembrado, no presidencialismo não basta a desconfiança política. Há que se configurar crime de responsabilidade. E está claro que não houve tal crime. Neste caso, só quem pode afastar um chefe de estado é o povo, nas eleições.

“Darei meu apoio irrestrito à convocação de um Plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral”, continua Dilma Rousseff. “Devemos concentrar esforços para que seja realizada uma ampla e profunda reforma política, estabelecendo um novo quadro institucional que supere a fragmentação dos partidos, moralize o financiamento das campanhas eleitorais, fortaleça a fidelidade partidária e dê mais poder aos eleitores.”

Nosso lema persistirá: nenhum direito a menos!


Leia o texto na íntegra http://goo.gl/VZ6enP

Comentários