Hoje 31
de Julho
Protesto
médico vai tomar avenidas Brigadeiro, Paulista e Consolação em São
Paulo.
Os médicos querem a derrubada da Medida Provisória 621, que prevê a abertura de mais vagas em escolas médicas, a contratação de médicos estrangeiros sem a revalidação de diplomas e serviço civil obrigatório para estudantes de Medicina, com o acréscimo de dois anos na duração dos cursos para trabalho no Sistema Único de Saúde, entre outros temas polêmicos. Também protestam contra os dez vetos da Presidência da República à Lei 12.842/2013, que regulamenta a profissão de médico.
Nos últimos dias, médicos de todo o país tem realizado uma série de protestos contra as recentes decisões do Governo Federal, como passeatas, atos públicos, coletivas de imprensa e paralisações em diversas cidades e estados. Em São Paulo, por exemplo, houve passeatas nos dias 3 de julho, na Avenida Paulista; e em 16 de julho, com milhares de médicos protestando nas ruas do centro da capital; e um apitaço contra o ministro da Saúde Alexandre Padilha no dia 23 de julho.
As entidades também estão entrando com ações judiciais contra a MP 621 (como fizeram a Associação Médica Brasileira em 23 de julho e o Conselho Federal de Medicina no dia 19) e têm realizado encontros com parlamentares para debater a questão.
Comentários
Postar um comentário