COCCIDINIA

O nome Coccidinia significa dor na região do Cóccix, que pode ser de moderada a aguda e que pode ter muitas etiologias (causas) e por isso tratamentos diferentes. Regra geral os sintomas são desencadeados por se sentar em superfícies duras,devido a movimentos repetitivos (saltar, correr, no caso dos atletas), no movimento de levantar depois de estar sentado muito tempo, sobretudo nas mulheres.
A causa mais frequente é o traumatismo direto sobre um eixo vertical do osso do cóccix ou tecidos adjacentes, (queda, acidente), cirurgia ou luxações por esforços repetitivos (atletas). A Coccidinia é complexa no seu diagnóstico e contexto biomecânico, sendo as mais frequentes causas de dor, a fratura sacro-coccígea, a subluxação do cóccix ou outras disfunções da cintura pélvica e sacro, o que levam à hiper ou hipomobilidade do cóccix.

A Coccidinia é 5 vezes mais frequente nas mulheres (justificado pela anatomia) do que nos homens.

A melhor forma de diagnóstico de subluxação do cóccix é o RX nas posições de pé e sentado.

A articulação sacro-coccígea  permite algum movimento.
O tratamento varia e depende obviamente da causa da disfunção. Em termos gerais, o tratamento engloba técnicas específicas que permitam um relaxamento dos músculos e ligamentos adjacentes, um reequilíbrio do jogo articular da coluna lombar, bacia, coxo-femorais, sacro e cóccix, aconselhamento de exercícios domésticos associados a medicamentos.

Comentários