Escritor Luís Fernando Verissimo é internado em estado grave!


O escritor Luis Fernando Verissimo, 76 anos, foi internado na quarta-feira (21/11/2012) no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital nesta quinta, o estado de Verissimo é grave e ele está sedado e dependente de aparelhos.
O boletim é assinado pelo Dr. Eubrando Oliveira, coordenador do Centro de Terapia Intensiva do Hospital.
A assessoria de imprensa do Moinhos de Vento não confirma a causa da internação, mas o jornal "Zero Hora", de Porto Alegre, afirma que Verissimo tem uma suspeita de infecção generalizada.
De acordo com Lucia Verissimo, mulher do escritor, tudo começou com o que parecia ser uma gripe, mas o estado de Luis Fernando piorou na quarta e ele foi levado ao hospital. Segundo ela, o escritor está passando por hemodiálise por causa do mal funcionamento de um dos rins e os médicos ainda estão tentando descobrir qual é a causa da piora de seu estado de saúde.
Verissimo, que é filho do também escritor Érico Verissimo, nasceu em Porto Alegre (RS) em 26 de setembro de 1936. Cronista do cotidiano, o escritor tem mais de 60 títulos publicados e é colunista dos jornais “O Globo”, “O Estado de São Paulo” e “Zero Hora”. Ele publicou seu livro mais recente, a coletânea de crônicas "Diálogos Impossíveis", em outubro deste ano.

Dia 25/11/2012

Luis Fernando Verissimo apresenta melhora do quadro clínico

Os médicos do hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, suspenderam, na manhã de domingo (25/11/2012), a sedação de Luis Fernando Verissimo com o objetivo de retirar os aparelhos que auxiliam a respiração do escritor. O gaúcho de 76 anos, internado com quadro de infecção generalizada, tem melhora progressiva do seu estado de saúde.
Na noite de sábado(24/11/2012), o hospital comunicou que exames detectaram o vírus da Influenza sazonal, a gripe comum. Segundo os médicos que assinam o boletim, Alberto Augusto Rosa, Sandro Cadaval e Eubrando Silvestre Oliveira, a evolução do quadro clínico demonstra que a infecção determinou diversas complicações em função das condições de saúde prévias do paciente.

Dia 28/11/2012 

O quadro clínico do escritor Luis Fernando Veríssimo de 76 anos, apresentou melhora nas últimas 24 horas, mas seu estado de saúde ainda inspira cuidados, segundo boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (28).
As medidas para reabilitação funcional foram intensificadas, ainda necessitando de hemodiálise e monitorização contínua, sem previsão de alta da unidade de terapia intensiva (UTI).

Dia 24/01/2013

"A morte é uma sacanagem, sou contra", diz Luis Fernando Verissimo após alta hospitalar.

 
Há pouco mais de um mês de volta à sua casa, em Porto Alegre, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, 76 anos, não se recuperou totalmente do período de 24 dias de internação hospitalar (metade dele na UTI ) em função de uma gripe que evoluiu para um quadro de infecção generalizada em novembro de 2012.
Do hospital, além da mobilidade prejudicada, ele trouxe lembranças de devaneios provocados pela medicação recebida.
"Tenho quase certeza de que não dancei uma valsa com a enfermeira que me ajudou a sair da cama pela primeira vez", brinca.
No início deste mês, Verissimo voltou a publicar suas crônicas nos jornais. Faz atualmente  fisioterapia intensiva e espera pelo dia em possa voltar a tocar sax, instrumento que o acompanha desde a adolescência.
Perguntado se a doença afetou a sua percepção sobre a vida?Ele responde:
A morte é uma sacanagem. Sou cada vez mais contra. 

Comentários