Novo medicamento pode estabilizar o quadro clínico de Alzheimer!

Pela primeira vez, pesquisadores afirmam que um tratamento pode ajudar a estabilizar o mal de Alzheimer por pelo menos três anos. Os resultados, porém, são baseados em em uma quantidade muito pequena de pacientes que participaram de um estudo.
O tratamento é com o medicamento Gammagard, feito pela Baxter International Inc., é um conjunto de anticorpos administrados de forma intravenosa a cada duas semanas nos pacientes. Conhecida como imunoglobina intravenosa, a terapia é geralmente usada contra infecções em pacientes com sistema imunitário debilitado. Segundo os pesquisadores, os anticorpos podem ajudar a retirar as placas amiloides que se acumulam nos neurônios dos pacientes.
Os pesquisadores descobriram que quatro pacientes que tomaram a dose padronizada do medicamento durante os 36 meses apresentaram os melhores resultados, sem declínios mensuráveis ​​na cognição, memória, funções diárias e humor. Outros onze pacientes que tomaram também o medicamento durante 36 meses tiveram efeitos favoráveis sobre a capacidade de pensar, comportamento e função diária.Um estudo maior, mais abrangente do tratamento dará resultados dentro de um ano.
A maioria dos pacientes com alzheimer mostram um declínio depois de três a seis meses. "Este é o primeiro estudo a relatar a estabilização a longo prazo dos sintomas de Alzheimer",afirmou o pesquisador do Weill Cornell Medical College em Nova York, que apresentou os resultados do estudo na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, em Vancouver.E acrescentou:"Embora o pequeno número de participantes possa limitar a confiabilidade dos nossos resultados, estamos muito entusiasmados." 
Atualmente, não há novos medicamentos aprovadas para diminuir a progressão do alzheimer, mas sim para tratar os sintomas. A doença é a forma mais comum de demência e afeta 35 milhões de pessoas no mundo. Há, porém, estudos de vários medicamentos de outros laboratórios, como a Johnson & Johnson, Pfizer e Eli Lilly, cujos resultados devem sair nos próximos meses.Vamos aguardar as boas novas!!

Comentários