Pedro Franceschi, jovem de 15 anos, gosta de desenvolver aplicações para aparelhos da Apple. O garoto já fez um software para habilitar programas não oficiais no iPhone e outro para tornar fácil a substituição do iOS, sistema da Apple, pelo Linux. Agora Pedro escolheu como alvo o Siri, assistente pessoal comandado por voz do iPhone 4S.
No Brasil, o uso do programa é bem limitado. Ele faz anotações na agenda e liga para pessoas. Mas é preciso conversar em inglês, francês ou alemão com ele. Não há versão em português do Siri, e não há previsão de lançamento de sua atualização.
Contrariado com a falta de suporte ao português, Pedro decidiu trabalhar em uma forma do programinha entender palavras em nossa língua. Com o uso do SiriProxy, ele interceptou o tráfego dos servidores do Siri e o direcionou para o próprio computador, tornando possível ver e modificar os dados.
Com a ajuda de amigos, Pedro fez o Siri reconhecer áudio em português combinando o programa com outro software para smartphones, o Dragon Dictation, da Nuance, que transcreve falas em letras escritas e tem suporte para o português.
"No momento, não tem como ser disponibilizado para o público por questões técnicas. Porém, assim que o Jailbreak (desbloqueio que permite a instalação de programas não oficiais e a habilitação de outras funções) do iPhone 4S estiver disponível, trabalharei arduamente para fazer o Siri em Português brasileiro funcionar no iPhone 4S, não dependendo assim da Apple para isso!", disse Pedro.(Veja acima um vídeo demonstrativo do Siri entendendo português)
Comentários
Postar um comentário