A RETIRADA DA CENA POLÍTICA DE PEPE MUJICA

O atual senador e ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica  anunciou que vai adiantar sua aposentadoria e sair da política para focar em tratamento de uma doença imunológica crônica. Ele vai cumprir o mandato até outubro.

"Eu amo a política e não queria ir, mas amo ainda mais a vida. Preciso administrar bem os minutos que me restam", disse Mujica após votar nas eleiões locais no Uruguai. "É claro que a política obriga a ter relações sociais e tenho que me cuidar, não posso ir de um lado para outro por causa da pandemia e isso seria algo ruim para um senador", acrescentou.

Mujica tem 85 anos e conquistou gerações após ter se dedicado a um mandato democrático e progressista. Enfrentou a pauta conservadora em prol dos mais pobres e dos grupos minoritários. Deixou um importante legado de que a política pode ser comandada por posturas fraternas e uma vida simples.

Na juventude, lutou contra a ditadura militar uruguaia, ficando 13 anos de sua vida na prisão até o fim do regime. Hoje, a vida e a saúde de Pepe Mujica interessam a todos os que reconhecem seu legado na América Latina. Estaremos sempre com você, Pepe!

Comentários