URGENTE!

É preciso apurar com rigor o ocorrido com o candidato Jair Messias Bolsonaro

Cercado de agentes da Polícia Federal e de apoiadores quando estava em campanha pelo centro da cidade mineira de Juiz de Fora, mesmo assim, Bolsonaro foi atingido na tarde de hoje (6/set) por um homem armado com uma faca, na altura do abdome.

O presidenciável colocou a mão sobre o local que teria sido atingido pelo instrumento perfuro-cortante. Mas nenhuma mancha de sangue foi vista em milhares de imagens, vídeos e fotos, registradas no local e no próprio instante da agressão(?)

O filho de Bolsonaro, Flavio, candidato a senador, disse que o pai foi atingido superficialmente. Bolsonaro encontra-se internado na Santa Casa de Juiz de Fora.

O homem identificado como agressor de Bolsonaro, Adélio Bispo de Oliveira, tem 40 anos e é de Montes Claros, no norte de Minas. Apesar da comoção generalizada que seu ato gerou, ele foi levado para a delegacia da Polícia Federal de Juiz de Fora e ali fotografado, sem que se visse nele qualquer indício de maus tratos.

Na página de Adélio Bispo de Oliveira, dentro da rede social do Facebook, o suposto autor do atentado aparece como "curtidor" de perfis tão díspares quanto República de Curitiba, Israel My Israel, Apoio Policial, Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE, Ação Nacionalista, O Outro Lado da Coreia do Norte, Anonymous Rio, Midia Ninja, Ponte jornalismo, PCdoB, Consulado dos EUA, Rachel Sheherazade, Rede Sustentabilidade-Rede, Instituto Militar de Engenharia, Cap PM André Silva Rosa - ROTA, Apoiamos a Brigada Militar, entre outros. Quem acompanha as redes sociais sabe que essa variedade inconsistente é típica de páginas mantidas por robôs.

É dramático o quadro político no Brasil. Mais do que nunca, é preciso que todos os democratas coloquem-se de sobreaviso. É preciso investigar a fundo essa ocorrência. Lembramo-nos da famigerada “bolinha de papel”, um atentado fake, que teria sido desfechado contra o candidato José Serra, durante a campanha eleitoral de 2010. Na ocasião, o Jornal Nacional divulgou reportagem onde endossava a versão da agressão com “objeto contundente”. A reportagem terminava com um Serra dramático, interpretando o papel de uma pessoa fragilizada em luta contra a barbárie política. Mas as redes sociais e um trabalho investigativo a cargo do SBT mostrou que o tal "objeto contundente" não passava de uma bolinha de papel, que mal fez cócegas na calvície do candidato tucano.

A Democracia exige o respeito entre as forças políticas em disputa. Exige transparência e honestidade. A cidadania não pode permitir que a violência e as narrativas turvas compliquem ainda mais o quadro político já tão crispado por ódios e ressentimentos como o que estamos vivendo. Menos ainda, pode permitir que essas narrativas sirvam de pretexto para cassar o direito constitucional de a população brasileira escolher seus governantes! Tenho dito!

Fernando Ortiz.

Comentários