MANIFESTO CONTRA O FASCISMO!


Eu como médico e militante de esquerda, por meio deste manifesto me posiciono contrariamente a essa onda de intolerância, de preconceitos e de exclusão social que cresce em nosso país.

Sou frontalmente contra a onda fascista que avança no país. O fascismo caracteriza-se como uma ideologia autoritária, que repudia as liberdades democráticas e os direitos humanos. Persegue com objetivos de aniquilamento os que considera inimigos, os que pensam diferente, os que não compartilham dos mesmos valores culturais e políticos. O fascismo também se fundamenta na adesão acrítica a líderes que se apresentam com áurea mítica e defendem ações de força e violência como meio para resolução das questões sociais e políticas. O fascismo, em síntese, é a face obscura da política.
É visceral e violentamente contrário aos princípios de liberdade, da dignidade humana, da verdade e da justiça social.

A medicina é - antes de tudo - o respeito à vida. Enquanto médico tenho por dever a defesa do bem estar biopsicossocial, não posso ser favorável a alguém que defenda abertamente valores exaltados pelos fascistas, como tortura, misoginia, xenofobia, racismo e homofobia. Nada disso combina com a defesa de uma vida digna e saudável.

Nesse sentido, repúdio veementemente qualquer alusão favorável ao pior período de nossa história, a ditadura militar, como faz com veemência o candidato à presidência da república Jair Bolsonaro. Vivi este período e senti na pele o horror da Ditadura Militar. Não tolero qualquer retrocesso que seja em direção a esse passado tenebroso e me posiciono firmemente contrário a todos aqueles que defenderem algo parecido.

Junto-me àqueles que desejam e que estejam comprometidos com o combate à desigualdade social e com a promoção da justiça social por meio da garantia ao acesso universal aos direitos essências: saúde, educação, cultura, liberdade, segurança, entre outros. Combaterei como fiz no passado, àqueles que se posicionam contra essas conquistas do povo e digo em alto e bom som: FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

DR.FERNANDO ORTIZ

Comentários