Por que se comemora o dia da Mulher?


Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, todo mundo sabe. Mas as pessoas se lembram do real motivo? Não se trata de mera data comercial, uma oportunidade para movimentar lojas e floriculturas: existe um fato histórico que justifica a celebração.

Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de têxteis de Nova York se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que na ocasião, eram sub-humanas e incluía uma jornada de trabalho muito extensa,além de receberem menos de um terço do sálario dos homens. 

A reivindicação era para reduzir a jornada de trabalho de mais de 16 horas por dia, para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, elas paralisaram suas atividades.A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta.Frente a isso,as operárias optaram em ficar fechadas na fábrica, onde, entretanto, se deflagrou um incêndio. Como consequência, cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido (em homenagem àquelas mulheres e a outras que nos anos seguintes continuaram a manifestar-se,) comemorar o dia 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tornou-se uma realidade em  todo o Mundo.

A celebração deste dia pretende, restabelecer a dignidade da mulher, levando a uma tomada de consciência do valor da mesma enquanto pessoa, perceber o seu papel na Sociedade, contestar e corrigir preconceitos e limites que sempre lhe foram impostos.

Hoje em dia, apesar da importância do papel da mulher na sociedade, há Países onde a dignidade da Mulher continua a ser espezinhada e onde verificar-se descriminações e episódios degradantes.

Portanto,é muito louvável desejar Feliz Dia, as sempre Bravas Guerreiras Mulheres!

Comentários