Carta aberta à militância de esquerda


Digo-lhes sem dúvida alguma: foi um golpe. Golpe armado há tempos, silencioso, e subestimado pelo governo. Subestimamos até o último segundo. Basta observarmos o PMDB, cujos traidores nunca serão esquecidos.

Não se preocupem, não perderei a esperança.Não me desesperarei. Afinal, temos sorte de possuir vestígios de democracia em nosso país. E é por meio dela que iremos lutar.

Sabe qual a diferença entre nós e os golpistas? É que nós lutamos, não importa o que aconteça. Nós não tramaremos, não faremos manobras torpes. Nós iremos às ruas, reclamar o que é nosso. Nós nunca nos calaremos.

O que eu vi hoje (17/04/2016), não foram deputados julgando um processo que necessita de pressupostos jurídicos, para então decidir politicamente. Eu vi um processo unicamente político para destituir uma presidente da república eleita pelo povo e com mandato legítimo. Um processo tão fraudulento que não se sustenta minimamente em provar um crime cometido pela mandatária.

Eu vi um golpe que, admito, nunca pensei que veria. Eu vi deputados votando "pela minha família", mas não pelos trabalhadores. E evocando o nome de Deus em vão. Não vi julgamento de pedaladas, eu vi, como disseram, um grande acerto de contas.

Foi imperdoável. O congresso mais reacionário e fascista da história nunca perdoaria, nunca desperdiçaria a chance de punir um governo que rompeu a ordem social que se estabeleceu neste país desde sua descoberta.

Nós erramos. Subestimamos as forças conservadoras que ficaram inertes, mas nunca mortas. Demos a ele o espaço democrático que eles nunca nos deram, e permaneceram sem nos dar. Ajudamos nosso próprio carrasco. Mas eu sou um otimista. Como disseram muitos dos honrados deputados que votaram contra o golpe, a luta somente começou. O povo reagirá. E ele, meus amigos, não é burro. Ele não esquece, e não perdoa.

Vamos ao senado. É improvável a vitória lá? Muito. Mas e daí? Brasileiro sonha, e eu como brasileiro sonharei que este golpe não irá acontecer, até o fim.

Vamos juntos, até o fim.

Eu e todos àqueles que, sempre defenderam a legalidade e a democracia.

Aos golpistas, não se preocupem. Vocês já carregam esta marca na testa. A sociedade e a história nunca os vão perdoar. Nunca! 


Comentários