Seu cachorro realmente te ama,afirmam os cientistas.

Durante anos, os cientistas têm nos dito que a ligação entre um animal de estimação e seu dono não vai mais longe do que a sua necessidade de alimento e segurança. Porém, uma nova pesquisa sugere o que os donos de cães sabiam o tempo todo,estes animais, de fato, experimentam sentimentos de amor e carinho.
Cientistas da Universidade de Emory, em Atlanta, no estado norte-americano da Geórgia, descobriram que uma parte do cérebro associada a emoções positivas é semelhante em cães e seres humanos.
A equipe treinou mais de uma dúzia de cães para lidar com os scanners da barulhenta ressonância magnética, o que lhes permitiu ficar parados dentro de um scanner para obter imagens nítidas de seus cérebros sem sedativos.
"Nós podemos realmente começar a entender o que um cão está pensando, em vez de inferir conclusões a partir de seu comportamento”, explicam os pesquisadores.
Através da imagem obtida pela ressonância magnética foi possível constatar que o núcleo caudado, uma parte do cérebro associada com emoções positivas, é semelhante em cães e seres humanos.
Na próxima parte da pesquisa, eles vão analisar imagens do cérebro de cães quando guloseimas forem oferecidas por estranhos e máquinas. “Se, como muitos cientistas argumentavam no passado, para os cães tudo não passa da necessidade por comida, então a reação em seus cérebros seria a mesma, não importa quem ou o que está lhes oferecendo a comida”, disseram os pesquisadores. “Esperamos mostrar que eles nos amam por coisas muito além de comida, basicamente as mesmas coisas pelas quais os seres humanos amam, como conforto social e laços sociais”.
Os resultados iniciais da pesquisa foram publicados no ano passado, em um livro chamado “How Dogs Love Us: A Neuroscientist and His Adopted Dog Decode the Canine Brain” (em tradução livre, “Como os Cachorros Nos Amam: Um Neurocientista e seu Cão Adotado Decodificam o Cérebro Canino”). Nela, os estudiosos usam suas descobertas para argumentar que os cães, de fato, têm empatia com as emoções humanas e experienciam as amizades de forma semelhante aos seres humanos.
Curiosamente, embora a humanidade e os animais sempre tenham vivido lado a lado, em muitos casos em grande proximidade, muito pouco se sabe realmente sobre animais domésticos e suas interações com a gente. Os animais selvagens e de laboratório têm sido objeto de estudos muito mais minuciosos. Agora, o campo relativamente novo da antrozoologia procura mudar isso.

Comentários