Dúvidas frequentes sobre o Fígado!


1.O fígado abastece o corpo quando ficamos em jejum?
-Sim, o fígado tem reservas de glicose, que é o combustível das nossas células. A glicose gera a nossa energia.O fígado armazena glicose em forma de glicogênio e, numa situação de jejum prolongado, este é liberado para suprir o organismo.

2.Chás fazem mal ao fígado?
- Alguns podem fazer, se consumidos em excesso. E cuidado com chás com suposto efeito terapêutico: A ideia de que o natural faz bem é completamente falsa e obedece a um interesse de mercado. O que faz bem é o que é devidamente estudado sob as normas da ciência médica. Alguns chás que podem causar danos ao fígado: picão preto (carrapicho), sacaca, cáscara-sagrada, espinheira-santa, confrei, erva-mãe-boa, sene e poejo. Melhor optar por chá de erva-cidreira ou erva-doce. Já houve caso de paciente que foi parar na UTI por causa de excesso de chá verde. Melhor é tomar água.

3.O ideal é comer doces quando se tem hepatite?
-Não,este é um conceito absolutamente ultrapassado.O fígado odeia açúcar, que se transforma em gordura. O ideal é evitar doces!

4.Medicamentos precisam passar pelo fígado para fazerem efeito?
-Sim, há o metabolismo hepático de primeira passagem, quando o medicamento é absorvido pelo trato gastrointestinal. Antes de entrar na circulação geral, ele passa pela chamada "circulação porta", que transporta o sangue dos órgãos abdominais para o fígado.

5.Pele amarelada é um dos sinais de problema no fígado?
-Sim, sobretudo se os olhos também estão amarelos e a urina escura, o amarelão é provocado pelo acúmulo de bilirrubina, um subproduto dos glóbulos vermelhos velhos. Pode ser um tipo de hepatite ou até câncer de pâncreas.

6.O fígado é o único órgão que sempre se regenera?
-Ele se regenera e chega ao tamanho habitual, mas cresce em massa. Exemplificando: se retiramos o lobo direito, extraímos muitas vezes a veia direita e artéria direita do fígado junto. Este fígado com lobo esquerdo que restou vai crescer até ficar no tamanho habitual, mas ele não irá criar um "novo lobo direito". Também não terá mais a veia e a artéria direitas, que foram retiradas. Após a regeneração do fígado, todas as capacidades iniciais estarão mantidas ou restabelecidas. Não há qualquer comprometimento na função hepática.Um fígado normal retoma suas funções. Porém, se falarmos em um cirrótico ou em casos de câncer, quando o paciente faz quimioterapia, a parte que ficou após a cirurgia irá se regenerar em tamanho, mas não em funções, pois não se trata de um órgão saudável.

7.O fígado é a maior glândula do corpo humano?
-Sim,não é só a maior glândula como também o segundo maior órgão, perdendo apenas para a pele. É uma usina que produz as nossas proteínas e um órgão imunológico que nos defende das infecções.O órgão produz vários hormônios importantes como, por exemplo, a trombopoetina, hormônio que regula a produção de plaquetas pela medula óssea.

8.É o fígado que envia energia para todo o organismo?
-As células do fígado atuam como reserva de energia, dessa forma, quando alguma outra parte do corpo necessita dela, o órgão envia a glicose pela circulação. Não especificamente energia, mas o fígado se conecta com todo o organismo como um grande maestro. Se o fígado falha, podem falhar os rins, o pulmão, o coração e as glândulas suprarrenais, por exemplo.É preciso frisar que ele demora para fazer isso e tem os seus limites.

9.É comum sentir dor no fígado quando se tem hepatite?
-Pode haver dor, mas não sempre. Quando a pessoa tem hepatite, o fígado aumenta de tamanho e o paciente pode sentir um desconforto no lado direito, bem abaixo das costelas.

10.Examinando o fígado pode-se diagnosticar várias doenças?
-Sim,um exame físico cuidadoso pode mostrar se o órgão está acometido por doenças sistêmicas como vasculites, lúpus, deficiências enzimáticas de origem genética e várias parasitoses. Muitas doenças reumáticas descobrimos assim, por exemplo. Já a gordura no fígado pode ser diabetes e o paciente nem sabe que tem. Há também a anemia falciforme.

11.Remédio em excesso faz mal ao fígado?
-É preciso entender que a maioria dos casos de toxicidade por medicamentos é imprevisível. É o produto do metabolismo do remédio gerado no fígado que pode causar a toxicidade. O problema é que cada pessoa metaboliza uma mesma droga de forma diferente. Há também implicações genéticas que tornam a toxicidade imprevisível para diversos medicamentos. Mas não só remédios,vitaminas e chás também podem fazer mal, assim como vários anti-inflamatórios e antidepressivos. Muitos dentistas, quando tiram o dente do siso do paciente, recomendam o iboprufeno, que também pode fazer muito mal ao fígado. Cuidado, muitas drogas podem causar falência hepática, como flutamida ou metildopa, assim como o paracetamol. Isso se forem tomadas doses por longos períodos ou em excesso, por isso é importante ter o acompanhamento médico e usar com parcimônia!

12.O bom funcionamento do fígado está ligado ao bom humor?
-Na Grécia antiga se tinha esta crença. Como a bile é amarga, acreditava-se que o fígado purgava o amargor da vida, portanto seria responsável pelo humor. Hoje sabemos que não é nada disso.As alterações do nosso humor estão ligadas ao funcionamento do cérebro e seus neurotransmissores.

13.Pessoas com hepatite têm maiores chances de desenvolver câncer de fígado?
-Sim,especialmente se a hepatite for crônica. Isso pode acontecer com as hepatites B, C e D". Uma inflamação crônica do fígado pode levar ao desenvolvimento de câncer com maior frequência.

14.O fígado da criança é proporcionalmente maior do que o do adulto?
-Sim,nascemos com o fígado quase do mesmo tamanho que o de um adulto.

15.Alimentos gordurosos fazem mal ao fígado?
-A gordura faz mal ao organismo como um todo, mas não especificamente ao fígado. Pior ainda é o açúcar.Doce é pior que picanha. A pessoa está triste? Como doce! Brigou com o namorado? Come chocolate. Falam que carne faz mal, mas se comer fraldinha ou filé mignon, com parcimônia, não tem problema.

16.Mesmo sem funcionar bem, o fígado continua a eliminar toxinas?
-Sim, ainda que doente, o órgão funciona até os estágios terminais. O fígado é o órgão mais guerreiro que Deus inventou.Ele funciona até estar com 80% a 90% de sua capacidade comprometida, sem que apareçam sinais disso.

17.Magros também podem ter o fígado recheado de gordura?
-Sim, pacientes magros com dislipidemia (presença de níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue) ou resistência à insulina de origem genética podem ter gordura no fígado de forma semelhante aos obesos. Especialmente diabéticos que nem sabem que têm a doença. Por isso é necessário fazer um exame para verificar o colesterol e triglicérides com 12 horas de jejum, mas que muitos laboratórios deixam o paciente esperando e horas a mais causam diagnósticos errados. Gordura no fígado é uma epidemia. Quando chegam no hepatologista, já estão com 80% a 90% do fígado destruído. Daí, só com um transplante. 

18.Transplantes de fígado costumam ser bem-sucedidos?
-Sim,transplantes de fígado são seguros e a sobrevida do paciente é longa e de qualidade. Mas, ainda que os resultados do transplante sejam muito bons atualmente, não deixa de ser uma cirurgia muito grande e delicada. O Brasil é o país que faz o melhor transplante de fígado do mundo. O problema é a espera. São dois a três anos na fila. Precisamos aumentar a campanha de doação de órgãos. E tudo depende da compatibilidade do peso e do tipo sanguíneo. Podemos dividir um fígado adulto e fazer dois transplantes. Ou transplantar um fígado infantil num adulto. O órgão tem de pesar 1% do peso da pessoa. Assim, um adulto de 70 quilos precisará de um fígado de no mínimo 700 gramas. Hoje temos 15 doares para cada milhão de habitantes. A meta é chegar a 20, pois muitos ainda morrem na fila.

19.Alimentos amargos como alcachofra fazem bem ao fígado?
-A alcachofra, assim como fitoterápicos ou medicamentos que são vendidos como protetores do fígado (extrato hepático, silimarina, vitamina B e metionina) não possuem comprovação científica. Os hepatologistas não os prescrevem. Alcachofra diminui o colesterol e ajuda na digestão, mas afirmar que os alimentos amargos ajudam o fígado não tem nenhum embasamento científico.

20.Dietas desintoxicantes ajudam a proteger o fígado?
-Esta é uma situação absurda de ataque à boa fé das pessoas, São modismos para ganhar dinheiro às custas da ingenuidade alheia. Tudo isso é crendice. As dietas desintoxicantes do fígado são uma grosseira enganação. Caso de polícia. Infelizmente, este tipo de prática está cada vez mais comum no Brasil.Toda dieta bem equilibrada faz bem para o fígado como para todo o organismo, mas não existe um alimento milagroso que proporcione uma desintoxicação. Cuidado com chás verdes. Melhor tomar água!

21.Protetores hepáticos de venda livre são úteis após o abuso de álcool e gordura?
-Não há comprovação da eficácia de produtos como fitoterápicos ou medicamentos que são vendidos como protetores do fígado. Caso do extrato hepático, da silimarina, da vitamina B e metionina. Os hepatologistas não os prescrevem.O melhor é sempre tomar água. Quando algum paciente irá passar por cirurgia, é indicado o fluimucil, que é usado para exames que precisem de contraste, pois protege o fígado, mas só nessas ocasiões é recomendado.

22.Doenças hepáticas são diagnosticadas com exames simples de sangue?
-Sim,quando falamos em check-up, lembramos apenas do coração, mas é preciso saber que o fígado é um órgão silencioso. Ele tolera uma agressão por anos sem qualquer sintoma. Se fizermos exames de sangue simples como AST (aspartato aminotransferase), ALT(alanina aminotransferase), fosfatase alcalina e Gama GT (gama glutamil transferase), poderemos diagnosticar precocemente várias doenças. O anti-HCV (marcador de triagem para a hepatite C) e o AgHBs nos ajudam no diagnóstico precoce das hepatites.

Comentários

  1. Sei que o paracetamol em altas doses prejudica o figado, e que não é recomendado quando a pessoa se encontra de ressaca. Dr, eu não sabia disso até certo tempo e confesso que algumas vezes tomei um comprimido (de 500 mg) para curar a dor de cabeça ocasionada pela ressaca. Uma única vez em questão tomei 3 comprimidos (de 6 em 6 horas também de 500 mg) ao longo de uma péssima ressaca. Nunca senti nenhum efeito por conta disso, sendo assim posso ter lesionado significativamente meu fígado devido a isso ou seria necessário vários comprimidos para isso acontecer?? P.S: Bebo a 9 anos (tenho 25 de idade) sempre aos fins de semana.

    ResponderExcluir
  2. Dr.Fernando Ortiz responde:O problema é que cada pessoa metaboliza uma mesma droga de forma diferente.Há também implicações genéticas que tornam a toxicidade imprevisível para diversos medicamentos.Se o paracetamol for ingerido em altas doses por longos períodos ou em excesso pode causar toxicidade ao fígado! Por isso é importante sempre ter um acompanhamento médico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário