A cura da artrite reumatoide


Cientistas identificaram os genes envolvidos no risco de desenvolvimento da artrite reumatoide, criando esperança para novos tratamentos ou até para a cura da doença autoimune, que provoca inflamações nas articulações e, consequentemente, fortes dores e inchaço em várias partes do corpo.
Os pesquisadores encontraram 42 novas variações genéticas que aumentam o risco da doença. O trabalho, publicado na revista “Nature”, é o maior estudo genético sobre o tema, envolvendo cerca de 30 mil pacientes.
"Trata-se de uma oportunidade de usar a genética para descobrir novas fórmulas para tratar ou até curar doenças complexas como a artrite reumatoide", comentou o autor da pesquisa e professor da Escola de Medicina de Harvard,Robert Plenge.
Alguns cientistas não acreditam que inativando as áreas com defeitos genéticos,conhecidas como polimorfismos de nucleotídeo único , é possível criar tratamentos eficientes. Mas o professor diz ter mostrado com a pesquisa que o método é viável.
"Existe um potencial enorme. Esta abordagem poderia ser usada para identificar alvos para drogas de doenças complexas, não apenas a artrite reumatoide, mas diabetes, Alzheimer e doenças coronarianas",afirmou ele.
A equipe descobriu também que uma droga já existente poderia tratar um destes defeitos genéticos. O estudou mostrou que estes polimorfismos em pacientes com artrite eram também vistos em indivíduos com tipos de câncer do sangue, como a leucemia.
"Já existem terapias desenvolvidas na área do câncer que podem abrir novas oportunidades para serem usadas com outros objetivos",comentou a diretora do Centro de Genética de Manchester e finalizou:"Isso pode nos permitir aumentar o número de terapias que temos para tratar pacientes com artrite reumatoide".

O que é Artrite Reumatoide? 

 

 

Artrite Reumatoide é uma doença crônica inflamatória cuja principal característica é a inflamação das articulações do corpo. A inflamação persistente nas articulações, se não tratada de forma adequada, pode levar ao inchaço e rigidez (endurecimento) das juntas, o que ocasiona limitações para o trabalho e para as atividades da vida diária. 
Em casos mais extremos pode causar deformidades das áreas afetadas. A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico, que normalmente defende o nosso corpo de infecções (vírus e bactérias), passa a atacar o próprio organismo (no caso, o tecido que envolve as juntas, conhecido como “sinóvia”).
A prevalência da doença pode chegar a 1,5% da população. É mais frequente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças. Para que se desenvolva a doença são necessárias algumas combinações de fatores genéticos e a presença de um ou mais fatores externos.
Apesar das causas exatas não serem conhecidas, pesquisas mostram que diversos fatores podem levar uma pessoa a desenvolver Artrite Reumatoide (AR), entre eles genéticos (histórico familiar), hormonais (os femininos tem propensão a desenvolver a doença) e virais e bacterianos (a Artrite Reumatoide pode estar relacionada a algum vírus ou bactéria que o paciente teve contato durante a vida).

Comentários