As diferenças entre o chope e a Cerveja

Das questões que sempre permeiam os bate-papos, a comparação entre chope e cerveja é das mais recorrentes. E é assunto digno daqueles longos papos de bar, nos quais os fãs da bebida discorrem suas predileções, características e particularidades. Mas,a única diferença entre os dois é a pasteurização, criada para aumentar a durabilidade dos alimentos, não para alterar seu sabor. O fermento está vivo no chope; já na cerveja, o fermento está morto, ou seja, deixou de reagir. E o que provoca essa morte é, justamente, o processo de aquecer o líquido já engarrafado entre 62 e 66°C e resfriá-lo novamente.
Segundo os especialistas, mesmo com fórmula igual e com processo acontecendo no líquido já engarrafado e sob pressão, a cerveja perde para o chope em frescor. E, em alguns casos, na cremosidade.A válvula de pressão oferece maior controle ao tirador para deixar aquela espuma bonita no copo de chope.
No entanto, é importante frizar que diferenças e semelhanças só valem quando se compara cervejas e chopes do mesmo estilo. No caso da Pilsen, bebida clara e dourada, por exemplo, o chope dura cerca de dez dias no barril fechado, já uma cerveja dura até seis meses em garrafa fechada. Um chope da encorpada IPA- India Pale Ale, resiste um mês no barril, mesmo depois de aberto. A explicação para isso, é que quanto mais lupulado e alcoólico, maior durabilidade terá o chope.
Em linhas gerais, é regra o pensamento de que quanto mais leve e menos complexa, mais frágil é a cerveja. Vale prestar atenção em algumas particularidades que as geladas, com o tempo e transporte, podem apresentar. Mesmo que demorem a avinagrar completamente, alguns tipos como a Pilsen e Weiss (cervejas de trigo) começam a perder aromas originais e apresentar notas amanteigadas relativamente rápido.
Para tanto, algumas cervejarias procuram corrigir os problemas decorrentes de longas viagens adicionando componentes, como os acidulantes e os estabilizantes. Os aditivos empregados pelas cervejarias são inofensivos; geralmente, algas para estabilizar a espuma, e ácido ascórbico (vitamina C ) para equilibrar o sabor. São os mesmos elementos usados pela indústria alimentícia em geral, mas para as pessoas que buscam uma alimentação cada vez mais orgânica, pode fazer diferença. Se a ideia não é consumo imediato, uma boa opção é partir para as cervejas de guarda, que costumam passar por uma última fermentação na própria garrafa, muitas vezes fechada com rolha. Produzidas para durarem anos, elas vão amadurecendo e se tornando mais complexas com o passar do tempo.
Já no caso do chope, questão frequente é saber se o equipamento para 'tirar' a bebida tem algum efeito sobre o líquido. Neste caso só se a manutenção não for muito boa. Quando a higienização não é extremamente criteriosa, o chope pode apresentar um leve sabor metálico ou de cloro.Mas,se não for o caso aproveite para saborear um estúpido chope gelado neste verão!Então,saúde!

Comentários