Num país onde Maluf está solto, enquanto Dirceu e Genoíno estão presos, alguma coisa está fora de lugar!!!

José Dirceu e José Genoíno
Derrotada nas eleições, a classe dominante brasileira usou o estratagema habitual: foi remexer nos compêndios do "Direito" até encontrar casuísmos capazes de preencher as ideias que lhe faltam nos palanques. Como se diz no esporte recorreu ao tapetão.
O casuísmo da moda, o domínio do fato, caiu como uma luva. A critério de juízes, por intermédio dele é possível provar tudo, ou provar nada. No caso do mensalão, serviu para condenar José Dirceu e José Genoíno, embora não houvesse uma única evidência material quanto as suas participações cabais em delitos. A base da acusação: Como um chefe da Casa Civil desconhecia o que estava acontecendo?Ou como o presidente do Partido dos Trabalhadores não sabia de nada?
A saída foi tentar abater os petistas pelas bordas. E aí foi o espetáculo que se viu. Políticos são acusados de comprar votos que já estavam garantidos. Ora o processo tinha que ser fatiado, ora tinha que ser examinado em conjunto; situações iguais resultaram em punições diferentes, e vice-versa.
Joaquim Barbosa
Os debates? Quantos momentos edificantes. Joaquim Barbosa, algoz do PT, exibiu desenvoltura midiática inversamente proporcional à capacidade de lembrar datas, fixar penas coerentes e respeitar o contraditório.
O que virá pela frente é uma incógnita. Para o PT, ficam algumas lições. Faça o que quiser, apareça em foto com quem quer que seja, elogie algozes do passado, do presente ou do futuro, o fato é que o partido nunca será assimilado pelo status quo enquanto tiver suas raízes identificadas com o povo. Perto dos valores dos escândalos que pululam por aí, o mensalão não passa de gorjeta e mal daria para comprar um vagão superfaturado de metrô. Mas como foi obra do PT, cadeia neles.
É a velha história: se uma empregada pega escondida uma peça de lingerie da patroa para ir a uma festa no seu bairro, certamente será demitida, quando não encarcerada ,mesmo que a tenha devolvido. Agora, se a amiga da mesma senhora levar "por engano" um colar milionário após uma festa nos Jardins, certamente será perdoada pelo esquecimento e presenteada com o mimo.
Nunca tive admiração pelo José Dirceu. Ao contrário: invariavelmente tivemos posições diferentes em debates sobre os rumos da luta por transformações sociais. Mas num país onde Paulo Maluf e Brilhante Ustra* (*Primeiro militar reconhecido, pela Justiça, como torturador durante os anos de chumbo) estão soltos, enquanto Dirceu e Genoino dormem na cadeia, até um cego percebe que as coisas estão fora de lugar!!!

Comentários