Você sabe pedir desculpa?

Se você está cansado de ouvir desculpas, prepare-se. Gente que estudou o problema diz que há um "boom" desses pedidos circulando no mundo ,tanto no público quanto no privado.
Sim, há especialistas em desculpas, e não são gurus de autoajuda oferecendo o manual definitivo do perdão.
Há toda uma linha de estudos na sociologia e na ciência política sobre o assunto, por causa dos pedidos formais dos governos e das instituições,ou seja o que você costuma dizer ao chegar atrasado a um compromisso, o fato é que a vida cotidiana se move numa rede de desculpas.
E isso não precisa ser ruim, precisamos reabilitar a desculpa, pois acabou virando sinônimo de mentira.
Um dos motivos pelos quais conseguimos viver socialmente é porque podemos pedir e aceitar desculpas. É um mecanismo para manter relações e permitir acordos.
Em tempos de relações virtuais, o mecanismo se torna ainda mais importante,nas redes sociais, as pessoas dizem as coisas muito rapidamente e não há muito espaço para sutilezas. E todos querem se mostrar. Isso aumenta as chances de falarem coisas estúpidas ou mal-intencionadas. Então, têm que se desculpar mais e mais.
O site (www.sorrywatch.com) analisa pedidos de desculpas na mídia, na história, na cultura e na vida privada. E aponta quais são os mais esfarrapados, destrinchando seus argumentos.
O observatório virtual de desculpas está há quase um ano no ar. Embora a maioria dos posts sirva para criticar os piores pedidos, o site justifica: Pedir desculpas tem o poder de aproximar os seres humanos, resgatá-los de seu isolamento, de suas tristezas e de seus ódios.
Para pessoas que já estão próximas, falar de desculpas desperta uma ponta de suspeita. A associação com "mentira" parece óbvio. No melhor dos casos, seria uma forma de não ser indelicado; no pior, um jeito de esconder algo importante.

"Pedir desculpas é se revelar ao outro". A pessoa que pede mostra ao parceiro como ela funciona e propõe que ele encare o que ela fez (ou deixou de fazer) com um outro olhar.
Mas nem sempre as pessoas querem se mostrar e fica difícil pedir desculpas.
Existe essa coisa egoica ocidental de achar que você precisa estar sempre por cima. As pessoas não percebem quanta honra e quanta coragem é preciso ter para pedir perdão. Não percebem quanta nobreza há nesse gesto que parece humilhante.
Retratar-se é um pedido e um sinal de respeito, que vem da palavra latina "re-espectrum', olhar novamente.
O novo paradigma amoroso não é dizer eu te amo, mas sim eu te enxergo.
O pedido de desculpas é um jeito de dizer "não te vi na hora em que pisei na bola contigo, mas agora estou te vendo".
Um bom pedido de desculpas, é quando a pessoa entende o que deu errado, explicita o que aconteceu e assume a responsabilidade por isso.
O ritual da desculpa. Envolve demonstração de arrependimento, ato de contrição e aposta no futuro.
Nesse ritual, quem pede reduz a importância do passado e aumenta a do futuro. Já a pessoa que aceita o pedido faz uma revisão do passado para seguir em frente.
E num mundo cada vez menos esperançoso,eu acredito cada vez mais na força mágica desta palavra:"Desculpe-me!".

Comentários