Veja como publicar um e-book

O mercado de software foi revolucionado com a popularização de lojas virtuais (como App Store e Google Play). Algo parecido tem ocorrido no mercado de livros a partir de ferramentas que permitem ao autor publicar sua obra, com alguns cliques. Para os escritores, a vantagem do processo é a independência ,não é necessário uma editora e o controle sobre o faturamento do livro virtual comercializado em plataformas como o Writing Life (da Kobo), o iBooks (da Apple) e a loja Kindle (da Amazon),tem acesso fácil.
A vantagem da autopublicação é não depender de ninguém para o processo, sem contar que não há custos com material. Publicar um livro físico exige muita mão de obra. É necessário enviar para uma gráfica, imprimir, fazer um lote, etc (disse um autor de e-books).
Depois da experiência malsucedida de publicar um livro impresso, o autor só tem feito títulos específicos para plataformas digitais e conta com e-books em três lojas virtuais (Kobo, iBooks e Kindle).
Outra autora também passou pela experiência inicial de publicar livros físicos. No entanto, após ter enfrentado dificuldades em publicar obras em editoras tradicionais e gasto uma alta quantia com publicações, ela aderiu aos livros digitais pelo baixo custo e pelas "chances de sucesso de vendas no mercado virtual".
"Eu mesma gero o e-book e faço minhas capas. A única despesa é com a revisão da obra, que acabo terceirizando e acredito ser extremamente necessária", disse a autora, que tem sete títulos disponíveis na loja de livros virtuais da Amazon.
Apesar das facilidades da autopublicação, este processo também faz o escritor acumular funções (como revisão, edição e formatação), pois todo o trabalho que caberia a uma editora fica nas mãos dele. Segundo a presidente da CBL (Câmara Brasileira de Livros), um livro tradicional passa por várias etapas antes de ser publicado.
"A editora verifica se o título tem relação com o público dela. Após receber os originais, a empresa faz uma leitura do livro e um trabalho de edição de texto com o autor para formatar o conteúdo para o público-alvo", disse. "Quando o escritor faz todo este processo sozinho, existe a possibilidade de que não saia um trabalho perfeito."
Ainda que a autopublicação traga mais responsabilidade ao escritor, pois é o nome dele que está em jogo ,ela considera positiva a iniciativa dos autores conseguirem publicar seus livros. "Existe uma oferta tão grande de escritores que as editoras não conseguem suprir essa necessidade."
Para publicar um livro digital, o usuário, basicamente, precisa de um arquivo de texto e procurar ferramentas online como a Writing Life (da Kobo) ou o KDP (da Amazon). Os dois serviços são gratuitos e permitem pré-visualizar o arquivo do e-book antes de submetê-lo às lojas.
A Apple tem uma ferramenta específica chamada iBooks Author para criação de livros e exige um cadastro no iTunes Connect. A vantagem de criar uma obra no programa é a facilidade de incluir recursos multimídia formatados para o tablet iPad.
A lógica de micropagamentos dessas plataformas virtuais é bem parecida com as lojas de aplicativos.Em troca de valores baixos pelas publicações (geralmente um valor de até US$ 10 ou aproximadamente R$ 20), as companhias oferecem um grande volume de usuários de suas lojas virtuais. O autor submete sua obra a um desses ecossistemas (Apple, Kobo ou Amazon), define um preço e divide os lucros com a companhia.
Dependendo da plataforma utilizada, a porcentagem embolsada pelo autor pode variar entre 35% e 70% do valor do livro. Em alguns casos, o escritor pode ainda ter benefícios (como um maior lucro sobre a venda) se ele deixar o título de forma exclusiva em determinada loja.
"O interessante é que consigo ganhar mais com a venda de e-books comparado a livros impressos. As editoras pagam apenas 10% dos royalties ao autor, já que os custos de publicação do livro físico são muito altos", afirmou uma autora de e-book.
Questionado sobre o quanto ganha com a venda de livros, ela apenas comentou que é uma boa quantia, mas ainda não é o suficiente para pagar todas as contas. "Ajuda bastante o dinheiro ganho com a venda de livros digitais. É um bom complemento para a renda."
No caso de uma loja virtual que dê ao autor 70% do valor do livro , é possível ter uma noção de quanto dá para ganhar neste ramo. Pegando como exemplo um livro que custe R$ 10, o escritor ganhará R$ 7 por cada venda. Após cem exemplares, é possível faturar R$ 700.
Há várias formas de se ler um e-book. É possível acessar os títulos na versão virtual em aparelhos específicos (como o Kindle e o Kobo), ou por meio de aplicativos para tablets, smartphones e até computadores.

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