Saiba o que se esconde por trás dos Spams!

Quem tem experiência com a internet acha difícil crer que alguém ainda caia em spam,anúncios desagradáveis que atolam caixas de e-mail. Mas tem quem caia.
"Acontece que, a cada dia, a rede recebe novos usuários: gente que pegou o bonde andando e precisa aprender em pouco tempo o que usuários antigos levaram anos para compreender. Esse é o público prioritário do spam", diz um professor de ciência da informação na Universidade de Michigan.
Das mensagens enviadas diariamente, 90% são spam, segundo ele, autor de "Spam: A Shadow History of the Internet" ("Spam: uma história obscura da internet"- sem previsão de lançamento aqui), publicado nos EUA há duas semanas.
Os "spams farmacêuticos",com serviços e produtos ligados a saúde e bem-estar,correspondem a 21% do volume diário de 30 bilhões de spams, diz o relatório "Internet Security Threat Report", da Symantec, fabricante do Norton antivírus.
A fórmula aposta na esperança e na desinformação.
"Sei que é muita ingenuidade, mas tem tanta coisa que hoje é possível e na minha época não era que, para mim, tudo é plausível. Se você me dissesse há dez anos que dava para reduzir o estômago de alguém, eu daria risada", diz uma professora aposentada de 63 anos.
Ela afirma que, desde que passou a usar a internet, em 2004, já teve dados do cartão roubados e comprou mais de uma dezena de produtos que, em suas palavras, "não entregavam o que prometiam". Ela caiu no "redutor japonês", por exemplo, que prometia diminuir o tamanho do nariz, e nas pílulas que fariam cabelos brancos voltarem a nascerem escuros.
Alguém acha mesmo que se fosse viável fazer crescer o genital masculino por R$ 29,90 a empresa responsável pelo negócio seria anônima?
"Aumente seu pênis" é o spam mais famoso e renitente. Desde o ano 2000, quando famílias ainda tinham e-mails compartilhados, até hoje, pessoas de todos os sexos e comprimentos penianos recebem o apelo.
O truque já foi usado para mandar vírus. Hoje, por trás da maioria dos e-mails há a venda de equipamentos de sucção a vácuo que aumentam o fluxo de sangue no membro, simulando uma ereção. O pênis cresce durante o procedimento, mas logo volta ao tamanho original."É uma enganação", diz um professor de urologia da Unesp.
"Depois dos 18, o pênis para de crescer em largura e comprimento. Não há nada que se possa fazer para ajudar quem não está satisfeito com o seu", afirma o urologista.
Outro spam promete resolver a ejaculação precoce. "Há uma visão equivocada sobre ejaculação precoce. Só é precoce se dura menos de dois minutos após a penetração", explica o médico.
Para aumentar o período de latência são usados antidepressivos, e medidas comportamentais indicadas por urologistas.
Um dos truques favoritos dos spams farmacêuticos é manipular pesquisas científicas para dar aquela pequena exagerada nas conclusões.
É o caso do perfume com feromônios,substâncias secretadas por vários animais e algumas plantas que permitem a comunicação entre membros de uma espécie.
"Na maioria das vezes, os feromônios são voláteis e usados para a atração de parceiros sexuais e acasalamento" explica o professor de biologia animal da Universidade Federal de Viçosa e membro da Academia Brasileira de Ciências.
Mariposas fêmeas liberam odores carregados de feromônios que atraem machos a quilômetros de distância. Não é nosso caso.
"Apesar de pesquisadores alemães identificaram nas narinas humanas estruturas receptoras de substâncias voláteis", diz ele.
Foi a partir dessa descoberta que surgiu o mito de que os humanos também têm seu comportamento sexual influenciado por feromônios, o que nunca foi comprovado. "Honestamente, acho inverossímil que seja um dia. Estímulos sexuais humanos são mais ligados à visão e à linguagem verbal", concluí.
Nem por isso empresas como a americana Marilyn Miglin deixam de vender pela Internet,perfumes com feromônios sintéticos alegando que eles potencializam o poder de sedução.
E o spam que vende aparência dez anos mais jovem e o fim da papada, que tal?
O aparelho custa menos de R$ 300 e promete, em dois minutos diários, tonificar os músculos do rosto e do pescoço. A eficácia é quase zero.
"O platisma, músculo que sustenta a região da papada, é superficial. Quando essa área fica caída a culpa é da pele, não do músculo", diz uma dermatologista.Conhecido como "Neck Lift" ou "Neck Slimmer", o produto parece um massageador, com molas dentro. Nos sites de venda, as fotos de "antes e depois" despertam suspeitas. "Aqueles resultados só podem ser atingidos com lifting de verdade, com bisturi", afirma ela.
Nos anos 80, consumidores ávidos por conhecimento sem esforço caíram nos kits que prometiam ensinar idiomas durante o sono.
Como hoje emagrecer é mais importante que ser poliglota, vendem-se bandagens que dizem queimar gordura enquanto você dorme.
Os "slim patches" são emplastros que, de acordo com a publicidade, misturam cafeína, zinco e extrato de garcinia, uma planta asiática. Segundo o apelo, o corpo absorve as substâncias durante o sono, o que potencializa a perda de peso. A cartela com 50 adesivos custa R$ 100.
Para o endocrinologista presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), os adesivos são "brincadeira de mau gosto" que mexe com as expectativas de quem está acima do peso. "Não tem como produto de uso tópico ajudar a perder peso. Esqueça",diz ele.
Alguns sites chegam a prometer perda de dez quilos em 45 dias. "Para perder tudo isso nesse tempo é preciso restringir o consumo a 700 calorias/ dia. Só dieta faz isso", afirma o médico.
"Tem gente que já chega ao consultório com postura derrotista, diz que tentou de tudo e nada resolveu. Pois não é para tentar de tudo: é para fazer um programa com respaldo científico", opina o endocrinologista.Portanto, cuidado com as falsas promessas contidas nos Spams!

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