Como uma ideia se difunde e vira um meme na internet?

Exemplo de Meme
A pesquisadora da UCPel (Universidade Católica de Pelotas) Raquel Recuero, doutora em comunicação e informação pela UFRGS,quis entender como o meme se forma. "Apesar de significar qualquer pedaço de cultura que se espalha, na internet o meme se potencializa."
Eles não são necessariamente humorísticos. "Existem de vários tipos", diz Bia Granja, curadora e editora do youPIX, empresa focada em cultura de internet. "Alguns, como o 'gente diferenciada', até passam por algo engraçadinho, mas são essencialmente críticos. O humor é apenas mais uma maneira de trazer gente para a causa."
Para Wagner Martins, sócio-diretor de planejamento da agência de publicidade Espalhe, a essência do meme é a possibilidade de qualquer um criar em cima da ideia.
"A pessoa entra como coautor, o que a torna um componente muito mais forte de disseminação", diz Martins (mais conhecido como Mr. Manson). "Ela se sente parte daquela ideia."
"É natural querer se enturmar e entrar na roda das piadas feitas com o meme da vez", diz Alexandre Inagaki, consultor de comunicação em mídias digitais.
A canção "Ai se Eu Te Pego", por exemplo, tornou-se um meme quando foi imitada por várias pessoas em diversos idiomas (até por soldados israelenses em combate) e as gravações foram parar na internet.
Não há um padrão de surgimento de memes. "Nem deve existir", diz Mauricio Cid, do blog Não Salvo. "Deve ser algo que flui naturalmente."
Para que um meme se espalhe, basta uma boa ideia que capte a atenção das pessoas. "Ter muitos seguidores é secundário", diz Emerson Damasceno, curador do Desencontro, evento sobre mídias sociais e tecnologia em Fortaleza. "O essencial será sempre o conteúdo."
Com o sucesso e a popularização dos memes na internet, empresas perceberam uma oportunidade para se comunicar com parte do seu público, e as agências de publicidade, a oportunidade de planejar ações voltadas aos jovens, que dominam as redes sociais.
Uma das estratégias utilizadas é a tentativa de associar uma marca a um meme.
Edney Souza, vice-presidente do departamento de anunciantes da Boo-Box, diz que é possível criar um meme de propósito, desde que se entendam os aspectos culturais da audiência.
"É importante criar um contexto para encaixar o meme. É preciso que aquela mensagem seja entendida e adaptada pelo receptor, para que a audiência não sinta que foi algo forçado."
Para Bia Granja, as marcas têm de fazer um meme parecer original. "Se parecer forçado, não dá certo."
Wagner Martins diz que os memes de maior sucesso (principalmente os publicitários) são aqueles em que você está tão imerso que não percebe que aquilo é um meme.
Para Alexandre Inagaki, é preciso acertar o "timing" de um meme, "para que a marca não seja comparada com aquela tia que adora enviar e-mails com anexos de PowerPoint ". 

ORIGEM DA DEFINIÇÃO DE MEME
 
A definição de meme foi criada em 1976 pelo zoólogo Richard Dawkins, no livro "O Gene Egoísta". Para Dawkins, meme era a unidade mínima da memória, que se propaga entre indivíduos como um pacote cultural de informações.Hoje, o termo designa um conteúdo, muitas vezes humorístico, que é replicado e alterado pelas pessoas que o espalham, principalmente na internet.

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