CARNAVAL 2012!!

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
Em final dos anos 1920 o Brasil buscava criar uma identidade capaz de diferenciá-lo dentro da nova ordem mundial estabelecida após a Primeira Grande Guerra. O conceito de negritude se destacava mundialmente valorizando as produções culturais negras como a Arte Africana e o jazz. A festa carnavalesca e o novo ritmo de base negra recém surgido, o samba, seriam as bases para a formulação de um sentido de brasilidade.Grupos de samba passariam a se apresentar "no asfalto",longe dos morros, sendo chamados de escolas de samba. As escolas de samba adquiririam grande proeminência a partir da década de 1950, com a incorporação da classe média aos desfiles.A partir daí elas galgariam os degraus do sucesso até se tornarem o grande evento carnavalesco nacional.Uma verdadeira festa que captura cada vez mais o interesse dos turistas desejosos de assistir e participar de um grandioso espetáculo de carnaval, essencialmente popular.Sendo o Carnaval do Rio de Janeiro hoje, considerado o mais importante do mundo.
A Passarela do Samba do Rio de Janeiro, popularmente conhecida como Sambódromo, localiza-se na rua Marquês de Sapucaí, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.O seu projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi implantado durante o primeiro governo de Leonel Brizola (1983-1986), visando a dotar a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba.Inaugurada em 1984, marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, tendo as escolas Mangueira e Portela arrebatado o público presente, sagrando-se, respectivamente, super-campeã e campeã naquele ano.Após a construção do Sambódromo carioca, outras construções similares surgiram pelo país, entre elas o "Sambódromo de Manaus" no Amazonas e o "Sambódromo do Anhembi" em São Paulo.
O samba é um gênero musical e um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil e é tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.


Mestre-Sala e Porta-Bandeira de Escola de Samba.

Passista:Exemplo da beleza carnavalesca.Legítima representante do "Samba no Pé".

Sambódromo da Marquês de Sapucaí - Rio de Janeiro


Comentários