Faxina em 2012!!

Você pode empreender uma faxina profunda em sua casa uma ou duas vezes por ano ou dividir essa tarefa realmente grande em etapas mensais de trabalho em cada cômodo ou área da casa. Nos quartos, por exemplo, lave as paredes, as janelas e as cortinas, limpe cuidadosamente o chão de cada quarto.Organize os armários e as gavetas e remova todas as peças de roupa e todos os objetos que não usa mais.
Depois de fazer uma faxina profunda em determinado cômodo, será bastante razoável passar até duas semanas executando ali apenas pequenas tarefas de manutenção. Essa estratégia lhe renderá mais tempo para dedicar à faxina profunda  mês a mês.
Faça também uma limpeza mensal nos ventiladores de teto, no topo das estantes e dos armários e na parte superior e traseira do refrigerador. Existem à venda no comércio espanadores de cabo ajustável que poderão ajudá-lo a alcançar os locais mais altos e de difícil acesso, sem a necessidade de usar a escada. Há outros acessórios muito úteis para a tarefa de remoção do pó, tais como espanadores de lã de carneiro, panos de limpeza de microfibra e fraldas de pano. 

Mãos à obra!
 
É difícil encontrar motivação para começar? Torne as tarefas de limpeza mais agradáveis ouvindo suas músicas preferidas enquanto trabalha ou dê a si mesmo uma recompensa pelo esforço: tome um banho relaxante, assista ao seu programa de TV favorito, vá ao cinema ou leia aquele livro que há tempos deseja ler. Além disso, experimente as sugestões abaixo para trabalhar com mais rapidez e eficiência.
  • Acabe antes com a bagunça. Retire do chão, das mesas e de outras superfícies tudo o que estiver fora do lugar antes de iniciar a limpeza. Essa tarefa ficará mais fácil e cômoda se você usar uma cesta ou uma caixa para recolher os objetos.
  • Limpe de alto a baixo. Pegue a vassoura e comece removendo as teias de aranha que se formaram nas extremidades das paredes. Depois espane os ventiladores de teto, o topo de estantes e armários e outras superfícies altas. Deixe que a poeira caia no chão. Continue seu trabalho e tire o pó das cortinas e da mobília, passe lustra-móveis e assim por diante. Limpe o chão em último lugar
  • Limpe de um lado e depois do outro. Em vez de retirar todos os objetos das prateleiras e dos armários, remova-os para um lado enquanto limpa o outro e vice-versa.
  • Deixe o trabalho para os produtos de limpeza. Após aplicar um produto, espere alguns minutos por seu efeito e aproveite esse tempo para executar outra tarefa. Você pode, por exemplo, polir os espelhos e limpar a pia do banheiro enquanto espera o efeito do desinfetante aplicado na banheira. Outra sugestão é remover o pó dos móveis enquanto a roupa fica de molho ou lavar a louça.
  • Facilite seu trabalho. Use um recipiente grande (balde ou caixa) para transportar produtos e utensílios de limpeza de cômodo em cômodo. Em casas maiores, é mais prático manter dois recipientes com material de limpeza em locais estratégicos e deixar um aspirador de pó em cada pavimento se você morar em um sobrado.
  • Concentre-se nas tarefas. Evite distrações enquanto trabalha. Talvez não tenha percebido isso, mas a concentração conta pontos a seu favor, pois você ganha tempo. Após iniciar uma tarefa, pare apenas quando terminar. Se o telefone tocar, deixe o recado por conta da secretária eletrônica.
  • Estabeleça um esquema. Trabalhe em cada cômodo seguindo o sentido horário, a partir da porta, para que nada fique sem limpeza.
  • Abrevie as tarefas. Não enxugue a louça, deixa-a secar no escorredor. Para facilitar a arrumação das camas, substitua as colchas por edredons ou cobertores colocados diretamente sobre os lençóis. Descubra outras maneiras de abreviar as tarefas domésticas.
  • Não complique o trabalho. Não perca tempo limpando toda a parede se houver apenas uma mancha para remover. Use uma peça de roupa duas vezes, sempre que isso for possível, para economizar lavagens. Além disso, procure adquirir roupas que dispensem ferro elétrico. Aproveite todos os momentos que puder poupar durante as tarefas domésticas para transformá-los em tempo livre para você.
  • Estabeleça rotinas. Limpeza organizada é limpeza eficiente. Se executar as tarefas domésticas seguindo sempre a mesma rotina, elas se tornarão automáticas e você, sem se dar conta disso, vai fazê-las melhor e com menos esforço.
  • Vá devagar. Quando usar um produto, comece sempre pelo mais inofensivo. Você evitará, assim, danificar as coisas ao tentar limpá-las. Para remover uma mancha, por exemplo, comece usando apenas água. Se a mancha não ceder, tente alguma coisa mais forte, como detergente ou um produto multiuso. Faça o mesmo com os utensílios de limpeza:recorra a uma esponja de material abrasivo.
  • Limpe imediatamente líquidos derramados. É muito mais fácil remover manchas causadas por substâncias derramadas enquanto ainda estão úmidas do que depois de secas. Isso vale para qualquer local, a mesa da cozinha, o forno ou uma peça de roupa.
  • Jogue o lixo no lixo. Instale cestos de papel onde quer que haja acúmulo de lixo: no banheiro, nos quartos, na sala de estar e assim por diante.
  • Compre mais artigos práticos. Ao comprar móveis ou roupas, prefira aqueles que têm mais resistência às manchas e são mais fáceis de limpar e conservar.
          Boa sorte!

Comentários