LISTA DOS DEZ GRANDES ASSUNTOS DO ANO DE 2010 NO BRASIL:

Retrospectiva de 01 de Janeiro a 24 de Dezembro - 2010
Lista dos dez grandes assuntos de 2010. A grande mídia limitou a assuntos e fatos que ocorreram no Brasil, excluindo notícias internacionais. Mesmo assim,  deixaram de fora muita coisa. Eis os destaques do ano.

A decepção :Quarenta pessoas participaram de um bolão da lotérica Esquina da Sorte, em Novo Hamburgo (RS), em fevereiro, e acertaram os seis números do sorteio da Mega-Sena. O prêmio acumulado estava em R$ 53 milhões. O único problema é que a aposta não foi registrada, logo, não existiu.

A insanidade. Um rapaz de 24 anos, com histórico de problemas com drogas e distúrbios mentais, matou o cartunista Glauco, um dos mais importantes do país, e seu filho, Raoni, 25, em março. O crime ocorreu na igreja Céu de Maria, do Daime, que Glauco coordenava. "Perdi boa parte da minha história com a morte do Glauco", disse Angeli.
A justiça. Cenas de júbilo foram vistas nos arredores do fórum de Santana ao ser anunciado o veredicto do julgamento do casal Nardoni, acusado pela morte da menina Isabella. A condenação do pai (a 31 anos, 1 mês e dez dias de prisão) e da madrasta (a 26 anos e oito meses), ambos em regime fechado, foi festejada pela multidão.
 
 A piada. Três foram os assuntos principais da Copa do Mundo na África do Sul: os seios da paraguaia Larissa Riquelme, as previsões do polvo Paul e o mau humor do técnico Dunga com a imprensa, em especial com a Rede Globo. A melhor piada foi a paródia de "Um Dia de Fúria", com o técnico no lugar de Michael Douglas. Em campo, a seleção brasileira não teve graça nenhuma.
 
O mistério. No ano de seu centenário, o Corinthians não saiu da mídia. A equipe foi à luta com a garra de sempre e o apoio permanente da Fiel torcida, mas não conquistou nenhum título. O "sem-ter-nada", como os rivais apelidaram, ainda foi agravado pela polêmica em torno da má forma física de Ronaldo. O seu peso é um segredo guardado a sete chaves. 
 
O caso policial. Não houve história de crime mais picante, e com maior apelo, em 2010 que o desaparecimento de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno, do Flamengo. Personagens chamados Bola e Macarrão, entre outros, contribuíram com depoimentos extravagantes e fizeram a alegria da mídia. A novela entra em 2011 ainda sem final. 
 

A primeira vez. Depois de uma campanha eleitoral dura, marcada por discursos conservadores a respeito de temas polêmicos, como aborto e religião, Dilma Rousseff, escolhida candidata pelo presidente Lula, tornou-se a primeira mulher eleita para presidir o Brasil. Um momento histórico.
 
 
O tombo. Mais carismático apresentador da televisão brasileira, Silvio Santos completou 80 anos em dezembro em meio ao pior momento de sua trajetória profissional. O banco PanAmericano, de sua propriedade, apresentou um rombo bilionário, de cerca de R$ 2,5 bilhões e ele ainda perdeu a apresentadora Hebe Camargo para a concorrência.
Tropa de Elite 3. No ano em que o filme de José Padilha se tornou a maior bilheteria do cinema nacional, o Brasil assistiu a cinematográfica ocupação do Complexo do Alemão pela polícia e o Exército. Um grande número de traficantes conseguiu escapar, mas a ação encheu de orgulho e esperança os cariocas, que chegaram a compará-la à invasão da Normandia, no final da Segunda Guerra.
 
 10º O alívio. O país respirou mais tranquilo depois de conhecer a conclusão da Justiça eleitoral a respeito do Tiririca, o deputado federal mais votado em 2010: ele não é analfabeto. Submetido a um teste de leitura e ditado, demonstrou "um mínimo de intelecção do conteúdo do texto, apesar da dificuldade na escrita". Com mais de um milhão de votos, está livre para brilhar no Congresso em 2011.

Comentários