"ENCHENTES EM SÃO PAULO"

Muito se ouve falar de piscinões, rebaixamento de calha do rio e de outras providências que, na fala dos políticos ,eles dizem que irão resolver os problemas causados pelos grandes vilões das enchentes da cidade de São Paulo, ou seja, o Pirajuçara, o Aricanduva, o Tamanduateí, o Tietê, e o Cabuçu.

Mas, infelizmente, para todos os habitantes dessa maltratada metrópole, até hoje nada de efetivo foi feito. Já se gastou, até onde se sabe, muitos bilhões de dólares nesses projetos de eficiência duvidosa.

Até parece que existe uma sintonia entre os diversos níveis dos governos. Se o assunto vai render votos nas eleições, então é da alçada de todos os níveis,ao contrário, se não vai render dividendos políticos, então se valem do já conhecido "jogo do empurrar com a barriga".

O pior é que pelo bem da governabilidade os cargos públicos são loteados entre os partidos aliados e dificilmente se consegue consenso quando se fala em iniciar estas obras.Não é raro uma obra de vulto ser tocada por apenas uma secretaria enquanto as demais ficam na torcida para não dar certo.

Pessoas ocupam e constroem em áreas de risco, os políticos são tolerantes quanto às ocupações de áreas de risco.Após a ocorrência de deslizamentos de terra afirmam que a chuva é que foi a culpada pelos obitos.

Nas enchentes que ocorrem em todos os verões, assistimos prefeitos, vereadores, administradores regionais e mais um grande número de autoridades, dos mais variados níveis de escalões governamentais dizendo que muito foi feito,e que o seu governo foi o que mais investiu, etc e tal.

Entretanto, não precisamos ir muito longe para constatar a grande farsa: O lendário rio Tietê, no trecho que banha o Tatuapé, encontra-se em estado de total abandono podendo se constatar erros, omissões e descasos.

Comentários