CRÔNICA: "CAUSOS"CLÍNICOS - II

                                             DIGA 33,Doutor!


                                                                                                                Autor:Fernando Ortiz


Num dado momento,adentra o ambulatório um homem esguio , magro e austero com sobrancelhas espessas e cabelos brancos ralos e com um nariz aquilino proeminente,muito acentuado e que trazia um chapelão de palha firme na mão. Sem cerimônia senta-se à minha frente e começa inumerar varias queixas.Interrompi o meu interlocutor por um instante e pedi que ele repetisse as suas queixas uma à uma.O que intrigado o fêz à contra-gosto.Tornei à interrompê-lo, já não dava mais para esconder minha aflição,pois comecei a sentir calafrios,minha tez escorria um gélido suor e também sentia associado dores musculares.Sinal de um quadro de hipertermia sugestivo de uma forte virose respiratória.Nesta altura não dava para dissimular,pois acompanhando o quadro manifestou-se também a coriza , a congestão nasal e adveio a tosse sem expectoração.
Sem dúvida nenhuma era o diagnóstico de uma forte gripe,provavelmente contraída nas noites frias dos Plantões do PS.
Peço desculpas à aquele senhor e explico que terei que passar o seu caso para que outro colega o atenda e expliquei que encontrava-me adoentado,sentia que estava naquele momento ,"ardendo" em febre!!
Ele arregala os olhos,olha-me com espanto e dispara:
-Nunca vi um médico ficar doente!!esbravejou...Ocorreu-me por instantes,que fosse achincalhar-me,mas logo arrematou: Vou já procurar outro...vá que este troço pega!!
Estendi a mão para despedir-me, mas foi um gesto em vão.
Lá se foi aquele homem com suas queixas em direção do seu pré-traçado destino.
Levantei-me em seguida e retirei-me do local, estava com 39 graus de temperatura!!!
______________________________________________________________
ADENDO: Qualquer semelhança sobre o aspecto físico do personagem com algum notável escritor ,não terá sido mera coincidência mas algo intencional do autor,os traços da caricatura acima revelam o ilustre escritor e dramaturgo Ariano Suassuna,autor de grandes obras como:"Auto da Compadecida", "Romance da Pedra do Reino",entre outras.
É o nosso pequeno tributo a este grande escritor da literatura brasileira!!

Comentários